domingo, 6 de julho de 2008

Restaurante Banana da Terra - Paraty - Rio de janeiro - RJ

O casal de proprietários Cazé e a Chef Ana Bueno cuidam minuciosamente de cada detalhe do restaunte, desde a decoração até a elaboração dos pratos. O restaurante é especializado em comida caiçara, com um toque gourmet. Ouso em dizer que o Banana da Terra é um dos melhores restaurantes de Paraty, se não for o melhor.

Logo que você chega ao restaurante lhe servem um couvert excepcional com um cesta de pães caseiros, mousse de atum, tomate seco, mexilhões, berinjela e manteiga. Nunca deixo de aceitá-lo, pois é quase uma orgia desgustativa e saborosa. A lula com shoyu e gengibre na folha de bananeira também é uma excelente entrada.

Como prato principal existem várias opções, a minha sugestão é para o filé de peixe no forno com crosta de pimenta limão e risoto de palmito pupunha, um sabor indescritível. Porém, se estiver à procura de algo mais leve aposte no casadinho de camarão (prato típico da cidade), que são dois camarões VG recheados com farofa de camarão e fritos no óleo extremamente quente, e salada. E agora eles implementaram ao cardápio o prato especial, que deverá ser encomendado com 24 horas de antecedência, que serve 4 pessoas e consiste num peixe recheado com farofa molhada de camarão e palmito pupunha. Um espetáculo!!!

O Banana da Terra é o único restaurante de Paraty a participar da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que o deste ano é o PF caiçara (arroz, feijão, peixe frito e salada). E custa R$ 42,00.

A decoração do restaurante é impecável, utilizando peças locais, o que dá um charme especial ao restaurante. Eles possuem uma adega super simpática com alguns bons títulos e uma relação custo-benefício excelente. Mas, a caipirinha não deve deixar de ser apreciada, já que a família é proprietária da cachaça Paratiana e a barwoman é excelente. Ela prepara drinks excepecionais.

Para finalizar a orgia gastronômica no Banana da Terra só mesmo um cafezinho, que vem acompanhado de Manuê de Bacia (receita típica da terra), um bolinho à base de melado. Uma doce tentação!

Enfim, a conclusão que tiramos disso tudo é que apesar do restaurante ser caro é impossível ir à Paraty e deixar de conhecer o Banana da Terra. A visita é quase obrigatória.



Serviço:

Endereço: Rua Samuel Costa, 198 - Centro Histórico - Paraty - RJ

Telefone: (024) 3371-1725

7 comentários:

Lili disse...

Sem dúvida, o melhor restaurante da cidade!!!!

Claudia Rumi disse...

Oi, estou entrando apenas para ver alguns comentarios do restaurante BANANA da TERRA. Estive no evento do Pazeres da Mesa e aprovei o curso e degustação feito por ela,Ana Bueno. Os chefs espanhois foram ate Paraty provar as iguarias de seu restaurante.Realmente se tiver oportunidade , irei para lá. Um grande beijo,Claudia

Unknown disse...

Olá,fiquei encantado com os comentarios sobre o restaurante estou anciso para visita-lo,parabéns ANA pelo maravilhoso trabalho que vc vem fazendo. Rogerio costa-Recife.pe

Unknown disse...

eu fui no restaurante banana da terra e comi uma excelente comida
num ambiente irado e ainda por cima fui muito bem recebido pela ana bueno. sou do espirito santo e foi muito massa saber que ela conhece pessoas aqui

Bruna Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Fernanda disse...

Realmente o restaurante é maravilhoso e os pratos são divinos, além do ótimo atendimento. Fui em julho desse ano e amei o local. Vale a pena pagar mais!!!

Maria disse...

O Restaurante "BANANA DA TERRA" é excelente, a comida deliciosa e o atendimento super bom! Vale a pena conhecer, bem no centro HISTÓRICO DE PARATY/RJ.
Maria /Belo Horizonte/MG